Nelore MS
Ranking Oficial MS Ranking do Criador Prova Ganho de Peso Expoinel MS
Foto: Bruno Navarros
Nelore MS aceita sugestões dos criadores em relação ao PAT
Solicitação dos criadores durante Lançamento Oficial do programa foi atendida pela associação

Nelore MS aceita sugestões dos criadores em relação ao PAT

04 de julho de 2011 - PAT - Programa de Avaliação Total

A Nelore MS, Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, alterou a data de nascimento para os touros que participarão do PAT – Programa de Avaliação Total. A nova data, de 1º de setembro a 31 de dezembro de 2009, foi fixada após sugestões dos próprios criadores no Seminário de Lançamento Oficial do Projeto, realizado no último dia 30.

 

A iniciativa visa identificar anualmente os reprodutores da raça Nelore do Mato Grosso do Sul que sejam portadores da melhor carga genética para as características que influenciam a eficiência econômica da raça, para sua difusão por meio da inseminação artificial, além de colaborar como ferramenta de controle e gestão genética dos rebanhos das propriedades participantes.

 

O programa se desenvolve em várias fases, sendo a primeira a avaliação genética dos rebanhos participantes, no sentido de identificar os indivíduos com desempenho superior nas características de maior interesse econômico. O resultado é uma bateria de touros de alto potencial genético, que participa da próxima fase: uma Prova de Controle Individual, na qual por um período de 84 dias os reprodutores serão tratados em regime de confinamento, para que sejam feitos todos os outros controles, medidas e análises necessárias ao bom andamento técnico das avaliações individuais. De 04 a 06 de agosto será a entrada na prova, no Confinamento Malibu, em Campo Grande-MS. No dia 02 de novembro acontece a fase final: o julgamento.  

 

Como benefício imediato, o criador associado do PAT receberá uma Avaliação Genética Sintética de seu rebanho, uma identificação genética dos melhores touros da geração e um apoio permanente da equipe do programa.

 

O investimento é de R$ 750, dividido em 3 parcelas de R$ 250. Os pecuaristas interessados devem entrar em contato com a associação através dos telefones (67) 3342-1746 / 3342-4222 ou pelo email nelorems@nelorems.org.

Fonte: Bruno Navarros - Ass. de Imprensa Nelore MS
Voltar a página anterior
Todas as Notícias