Nelore MS
Ranking Oficial MS Ranking do Criador Prova Ganho de Peso Expoinel MS
Showtec 2012 inicia nesta quarta-feira e traz Fava Neves na abertura

Showtec 2012 inicia nesta quarta-feira e traz Fava Neves na abertura

25 de janeiro de 2012

São aguardados 15 mil visitantes para o Showtec 2012 que acontece nos próximos dias 25, 26 e 27 de janeiro, na Fundação MS, em Maracaju. A abertura do evento está agendada para o dia 25, às 9 horas, e já tem confirmadas as presenças do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e do governador de MS, André Puccinelli.

 

Nesta edição, a 16a., a Fundação MS comemora 20 anos de existência e terá um espaço dedicado a entidade que, por meio de parcerias, estimulou a pesquisa em benefício dos produtores rurais. Nesse espaço será feita uma galeria com fotos que contam a história da Fundação. “Também teremos um VT que conta a história da entidade”, comentou o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes.

 

A palestra que abre o evento é do engenheiro agrônomo e professor da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves. O evento de abertura é um dos mais aguardados pelos produtores rurais. Fava Neves é coordenador do PENSA – Programa de Agronegócios da USP (planejamento estratégico para empresas e sistemas produtivos de 2005 a 2007) e criador do Markestrat (Centro de Pesquisas e Projetos em Marketing e Estrategia). É autor/co-autor e organizador de 17 livros no Brasil, Argentina e União Européia. Sua obra caracteriza-se pela proposta de métodos (frameworks) para solução de problemas empresariais e pela inserção internacional, principalmente no que se refere aos produtos agropecuárias.

 

O tema de sua palestra “A agricultura brasileira. Profissionalização, Competitividade e Sustentabilidade”, será na manhã do primeiro dia do evento, dia 25. O Showtec 2012 acontecerá em uma área de 150 m² divididos entre 115 empresas, que apresentarão 600 tecnologias agropecuárias. O tema do evento, “Produção de Alimentos com Consciência Ambiental”,  foi escolhido com a intenção de conscientizar os produtores sobre as formas de atrair renda sem prejuízo ao meio ambiente. As 13 instituições envolvidas apoiam a apresentação de 70 cultivares de soja e 100 híbridos de milho, com 20 lançamentos, o que faz do Showtec, o maior evento de difusão de tecnologia da região Centro-Oeste.

 

Além dos giros tecnológicos, 70 tecnologias de híbridos específicos para a região Centro-Oeste serão apresentadas ao participantes da feira. Dessas, 20 serão lançadas no mercado durante o Showtec 2012. A semente com tecnologia “Bt” (Bacillus thuringiensis), criada para produzir plantas resistentes ao ataque de algumas lagartas, e conhecida como tecnologia de primeira geração, envolvendo os modelos YieldGard, Agrishure, Herculex é um exemplo. Além dessas, estarão expostas também tecnologias de segunda geração como a YieldGard VT PRO e a Agrishure Viptera. As formas de manejo do milho RR (Roundup Ready) e da tiguera, os avanços biotecnológicos, tratamento de sementes, a utilização de fungicidas no milho e mais 15 materiais de sorgo, serão conteúdos tratados nas palestras do evento.

 

Showtec - Realizado pela Fundação MS, o Showtec acontece em Maracaju (MS), nos dias 25, 26 e 27 de janeiro de 2012. Para esta edição, o tema para o evento será “Produção de Alimentos com Consciência Ambiental” e comemora os 20 anos da entidade realizadora, responsável por incentivar e promover pesquisas para a melhoria das produções na região Centro-Oeste do Brasil. Para essa edição são esperados 15 mil visitantes.

 

O evento é realizado pela Fundação MS, com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo – Seprotur - e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer -, da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – FAMASUL, da Associação de Produtores de Soja – Aprosoja/MS e o Sindicato e Organização da Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul - OCB/SESCOOP/MS com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae, Banco do Brasil e da Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul - Biosul.

 

Informações sobre evento podem ser obtidas pelo site www.fundacaoms.org.br, pelo telefone (67) 3454-2631 ou pelo e-mail fundacaoms@fundacaoms.org.br

 

 

Pré-Programação do Showtec 2012

 

Data: 25/01/2012

 

Horário: 8h às 10h30 - Abertura Oficial do Showtec 2012 (16ª Edição) e Comemoração de 20 anos da Fundação MS.

 

Palestra: A Agricultura Brasileira. Profissionalização, Competitividade e Sustentabilidade.

 

Marcos Fava Neves, PhD. Professor Titular da FEA/USP – Ribeirão Preto e Chefe do Departamento de Administração.

 

11h00 às 13h30 - Almoço no restaurante do Showtec.

 

Horário: 14h00 às 15h30 - Giro Tecnológico: Utilização de Sistemas Integrados com Lavoura, Pecuária e Floresta para Produção de Alimentos em Áreas de Pastagens Degradadas.

 

Horário: 16h10 às 17h30 - Giro Tecnológico: Experiências de Produtores na Produção de Alimentos em Áreas de Pastagens Degradadas através de Sistemas Integrados: Lavoura, Pecuária e Florestas.

 

Data: 26/01/2012

 

Horário: 09h00 às 10h30 - Giro Tecnológico: Ajuste Tecnológico para o Incremento da Produtividade e da Rentabilidade no Sistema Soja e Milho Safrinha.

 

11h00 às 13h30 - Almoço no restaurante do Showtec.

 

Horário: 14h00 às 15h30 - Giro Tecnológico: Avanços da Agricultura de Precisão e suas Contribuições para o Processo Produtivo.

 

Data: 27/01/2012

 

Horário: 08h30 às 10h30 - Giro Tecnológico: Cana-de-Açúcar como Opção para Diversificação da Produção.

 

11h00 às 13h30 - Almoço no restaurante do Showtec.

 

Horário: 14h00 às 15h30 - Giro Tecnológico: Plantio de Florestas no Mato Grosso do Sul

18h00 - Encerramento do Showtec 2012.

Fonte: Famasul
Voltar a página anterior
Todas as Notícias