Animais jovens e pesados participaram da 9ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Diamantino (MT)

Notícias

A 9ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 26 e 27 de julho, em Diamantino (MT), reuniu 11 pecuaristas, que levaram 1.161 animais para avaliação. Ao todo, Diamantino recebeu 811 machos e 350 fêmeas. O Circuito é promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e as etapas em MT são correalizadas pela Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal são apoiadores oficiais.

“A etapa de Diamantino nos trouxe machos jovens e pesados: 87% deles possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade). Além disso, 57% tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade) e 97% dos machos pesavam mais de 18 arrobas, o que elevou a média para 22 arrobas”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

Eleonor Ogliari, da Fazenda Cruzeiro do Sul (Tangara da Serra/MT), foi o grande vencedor do Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos, recebendo a Medalha de Ouro. “É muito gratificante receber a Medalha de Ouro da ACNB. Isso deixa clara a qualidade das nossas carcaças. Temos orgulho em participar da produção de alimentos para o Brasil e o mundo. A CIA de Melhoramento tem nos auxiliado bastante para atingir um nível cada vez mais alto dos animais. Fica aqui um agradecimento especial à nossa equipe, que trabalha com tanto empenho”, ressalta Eleonor.

A Medalha de Prata foi entregue a Aldo Rezende Telles, da Fazenda Brejeiro (Brasnorte/MT). Aldo é presidente da ACNMT e conquistou a Medalha de Prata no campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos e Medalha de Bronze em Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, na etapa de Juara (MT).

“Esta é a nossa terceira premiação pelo Circuito Nelore de Qualidade. Como produtor, estou muito feliz porque significa que todo esforço empreendido por nós (e há muitas pessoas envolvidas nesse trabalho) vem gerando bons resultados. Além disso, como presidente da associação, quero incentivar e destacar a importância da avaliação para o Brasil. Nenhuma outra raça consegue fazer algo similar e isso deve ser valorizado”, diz Telles.

A Fazenda Bragança (Lucas do Rio Verde/MT), de Denise Conceição Zottis Boscoli, ficou em 3º lugar e recebeu a Medalha de Bronze.

“As fêmeas também estavam com boa faixa de peso e eram bem jovens em sua maioria: 77% delas pesaram mais de 14 arrobas, sendo que 30% tinham mais de 18 arrobas. A média de peso ficou em 16,6 arrobas: 76% delas possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 44% tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Observamos que 51% dos animais possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme”, completa Callejon.

Denise Conceição Zottis Boscoli, da Fazenda Bragança (Lucas do Rio Verde/MT), recebeu a Medalha de Ouro no campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. Ela recebeu a mesma Medalha no campeonato dos machos, na etapa de Diamantino, na edição de 2020.

As medalhas de Prata e Bronze foram entregues a Nédio José Fonini, da Fazenda São José (Tapurah/MT), e para Rafael Gustinelli Danelon, da Fazenda Nossa Senhora Auxiliadora (Sorriso/MT), respectivamente.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *