Circuito Nelore de Qualidade em Pedra Preta (MT): Confira os vencedores da etapa que teve animais jovens, pesados e com bom acabamento de gordura

Notícias

A 14ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2021 aconteceu nos dias 18 a 20 de agosto, na unidade frigorífica Friboi, de Pedra Preta (MT). Foram avaliados 1.000 animais. Os 11 pecuaristas participantes levaram 775 machos e 225 fêmeas para as avaliações de carcaça. A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT). O Circuito tem apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“A etapa de Pedra Preta do Circuito apresentou 90% dos machos com mais de 18 arrobas de peso, o que levou a média para 21,7 arrobas; 84,5% deles possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 50% tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Por fim, observamos que 57,5% dos animais tinham cobertura de gordura mediana ou uniforme”, diz André Locateli, gerente executivo da ACNB.

A Fazenda Vila Rica (Pedra Preta/MT), de André Moraes Zucato, foi a grande vencedora do Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos e recebeu a Medalha de Ouro.

Gilberto de Vitto, da Fazenda Três Barras (Poxoréu/MT), recebeu a Medalha de Prata pela segunda colocação. Em 2020, nesta etapa, o criatório foi premiado com a Medalha de Bronze, no mesmo campeonato. A Medalha de Bronze (3ª colocação) foi para Adilson Garcia Alves, da Fazenda Alves Garcia (Chapada dos Guimarães/MT).

“92% das fêmeas apresentadas possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 53,5% tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Além disso, 92% delas possuíam cobertura de gordura mediana ou uniforme e 83% pesaram mais de 14 arrobas, elevando a média para 15,7 arrobas”, informa André Locateli.

Getúlio Gonçalves Viana, da Estância Alvorada (Poxoréu/MT), foi premiado com a Medalha de Ouro no Campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas. O criatório recebeu a Medalha de Bronze nesta etapa, em 2020.

“Ter participado do Circuito Nelore de Qualidade foi uma satisfação enorme, ainda mais sendo coroados com a maior premiação. Isso agrega muito e acaba evidenciando o que estamos fazendo. Estamos sempre buscando precocidade, acabamento de carcaça e melhoramento genético. Além disso, esse campeonato mostra que é possível aproveitar carcaças de animais jovens. Para o ano que vem, desejamos participar das etapas de Pedra Preta e Barra do Garças com machos e fêmeas. Assim, poderemos mostrar mais uma vez a qualidade do nosso rebanho”, conta Luiz Viana, diretor na Estância Alvorada.

A Medalha de Prata foi entregue para Beroagro Ltda, da Fazenda Triunfo (Itiquira/MT). Já a Medalha de Bronze foi para Bruno Melcher, da Fazenda São Vicente (São Vicente/MT).

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

 

Por imprensa ACNB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *