terça-feira, março 19, 2024
Início Institucional

Institucional

A Nelore MS – Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore – desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da raça que representa mais de 80% dos plantéis nacionais de bovinos. Fundada em 11 de abril de 1992, a entidade desenvolve políticas de apoio e estímulo ao melhoramento genético do rebanho nacional e ao agronegócio brasileiro, especialmente para a pecuária.

Projetos como o Ranking do Criador valorizam o trabalho dos produtores de animais de corte. Em 2007, a Nelore MS deu início ao Circuito de Leilões Nelore de Qualidade, um trabalho pioneiro no país, com o objetivo de concentrar nestes eventos que acontecem nas principais praças do Mato Grosso do Sul, toda a qualidade da pecuária sul-mato-grossense, avaliando e premiando os melhores lotes comerciais. O Ranking agregar valor, garantindo acréscimo de até 20% no preço dos produtos arrematados.

Já o Circuito das Exposições de MS conta com 17 feiras agropecuárias espalhadas por várias cidades do Estado, cujas pistas de julgamento do Nelore servem de base para compor a pontuação do Ranking Oficial MS. A medida representa significativo incremento às exposições regionais, com a presença do público formado por selecionadores, e fortalece a pontuação dos participantes de Mato Grosso do Sul no Ranking Nacional ACNB.

Outra grande iniciativa é a Prova de Ganho de Peso e Avaliação Morfológica, que em 2011 ganhou uma releitura através do PAT – Programa de Avaliação Total. O grande objetivo do projeto foi identificar reprodutores aptos a disseminar genética de ponta por todo o país. Depois da seleção feita nas fazendas, 66 animais de 24 criadores dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul entraram no Confinamento Malibu, em Campo Grande, onde passaram por uma série de avaliações, que compreendeu Marcadores Moleculares, Ultrassonografia, Conformação de carcaça, Avaliação Reprodutiva e Avaliação Visual. Cinco foram escolhidos para esta etapa final, o julgamento, realizado por quatro juízes credenciados junto à ABCZ. O campeão foi contratado pela Central Alta Genetics.

A Nelore MS é ainda responsável por uma das mais poderosas ferramentas de promoção da raça: a EXPOINEL MS, que movimentou em 2011 mais de R$20 milhões. Durante a feira, acontece a Noite de Gala da pecuária sul-mato-grossense: a Nelore Fest MS. O evento conta com a presença de criadores, lideranças empresariais do setor produtivo, além de autoridades do Estado, e premia os melhores do ano no Ranking do Criador e Ranking Oficial MS.

Os diversos projetos da Nelore MS transparecem o empenho e a dedicação da associação em elevar a um ponto mais alto da pecuária o nome da raça que é a grande alavanca da produção de carne no Brasil.